Imprimir 
Categoria: Site
Publicado: 09 Abril 2013
Acessos: 3222
Disciplinas / Professor Responsável / Créditos / Horas-Aula
Disciplina Professor Créditos Carga Horária Cronograma  das Disciplinas Qntd Meses
P EAD P EAD
Teórica Prática
Introdução à Telemática na  Educação Prof. Ms. Francisco Herbert Lima  Vasconcelos 2   16 10 22 01/03/2014 a 31/03/2014 1
Metodologia do Trabalho Científico  Prof. Dr. Gilvandenys  Leite  Sales 3 10 38     01/04/2014 a 31/05/2014 2
Política Educacional no Brasil Prof. Ms  Katia Maria Ferreira  Barreto 3 10 38     01/06/2014 a 31/07/2014 2
Educação, Democracia e Espaço  Público Prof. Dr. Swamy de Paula Lima  Soares 3 10 38     01/08/2014 a 30/09/2014 2
Gestão Democrática na Educação:  Conselho Escolar Prof. Dr. Walter Pinheiro Barbosa  Junior 4 12 52     01/10/2014 a 31/12/2014 3
Tópicos Especiais em Educação e  Conselho Escolar Profa. Cefisa Maria Sabino  Aguiar 2 6 26     01/01/2015 a 31/01/2015 1
Pesquisa e Prática em Conselhos  Escolares Prof. Ms. Éden Ernesto da Silva  Lemos 4   32 20 44 01/02/2015 a 30/04/2015 3
Projeto e Trabalho de Conclusão de  Curso Prof. Ms. Henrique Sérgio  Pequeno
Prof. Ms. Francisco Herbert L. Vasconcelos
Prof. Ms. Henrique Barbosa  Silva
Prof. Ms. Swamy de Paula Lima  Soares
Prof. Ms. Éden Ernesto da Silva  Lemos
Prof. Dra. Maria José Costa dos  Santos
3   16 16 48 01/05/2015 a 30/08/2015 4
TOTAL   24 48 256 46 114    

 

Disciplina: INTRODUÇÃO À TELEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Carga Horária: 48 h/a Créditos: 2
Professor(es):  Prof. Ms. Francisco Herbert Lima Vasconcelos 
Objetivos: Levar os alunos ao conhecimento e uso do AVA Moodle para desenvolvimento do curso com base em EaD.
Ementa: Introdução à EaD. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Programa:
a) Introdução à EaD:
Conceito;
Histórico;
Legislação.
b) Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem:
Tipos de AVA;
Recursos comuns aos AVA;
Análise e Exploração dos recursos do AVA Moodle;
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, data-show, material de apoio ao aluno (livro e cd) e softwares educativos.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia: 2006. http://www.ccuec.unicamp.br/ead/index_html?foco2=Publicacoes/78095/852295>.
 CYSNEIROS, P.G.   Informática pela Escola Pública (Relatório do CNPq não publicado). Recife, CIES-Educom-UFPE , 1995. KENSKI, Vani Moreira, tecnologia e ensino presencial e a distância, Ed. Papirus. Campinas, SP, 2003.

 

Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Carga Horária: 48 h/a                                             Créditos: 3
Professor (es):  Prof. Me. Henrique Barbosa Silva 
Objetivos: Apresentar ao aluno os fundamentos do conhecimento científico, diferenciando suas escolas e correntes de pensamento. Discutir métodos e técnicas científicas. Apresentar a estruturação de um trabalho científico.
Ementa: História do conhecimento científico. O positivismo e suas críticas. O trabalho científico.
Programa:
a) História do conhecimento científico: 
Ciências Naturais;
Ciências Humanas.
b) O positivismo e suas críticas:
Conceito e contexto;
Críticas
c) O trabalho científico:
Organização do trabalho científico;
Tipos de trabalhos: Tese; Dissertação; Monografia, Trabalhos de Conclusão de Curso.
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994. 80p
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.ª ed. São Paulo: Editora Cortez,
2002.

 

Disciplina: POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL
Carga Horária: 48 h/a                                             Créditos: 3
Professor (es):  Prof. Dra. Maria José Costa dos Santos
Objetivos: Discutir a relação entre Estado e política educacional. Compreender o movimento das políticas educacionais no Brasil e na América Latina a partir da redemocratização na década de 1980.
Ementa: Estado e política educacional.  As políticas educacionais no Brasil no final do século XX e primeira década do século XXI. Legislação e financiamento da educação.
Programa:
a)Estado e política pública:
Conceitos:
Tensões teóricas;
b)As políticas educacionais no Brasil no final do século XX e primeira década do século XXI: 
Histórico e contexto;
c)Legislação e financiamento da educação no Brasil:
A educação e a Constituição Federal de 1988;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996;
Lei do Fundeb – Lei Nº 11.494/2007;
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia: DOURADO, Fernando; PARO, Vitor Henrique (Orgs.). Políticas Públicas & Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Marcia Angela da S. Gestão da educação: impasses,
perspectivas e compromissos. 3.ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NASPOLINI, Antenor. A reforma da educação básica no Ceará. In: Estudos Avançados, vol.15, n.º 42, São Paulo, May/Aug.2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo Acesso em: 06 julho. 2012.
VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008, p.
172 – 214 (Coleção formar)

 

Disciplina: EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESPAÇO PÚBLICO
Carga Horária: 48 h/a                                             Créditos: 3
Professor (es):  Prof. Dr. Swamy de Paula Lima  Soares
Objetivos: Discutir o conceito de democracia. Compreender o conceito de política, relacionando-a ao espaço público. Refletir sobre as diversas formas de tensão e interação entre democracia, política e espaço público. 
Ementa: Estado e política educacional.  As políticas educacionais no Brasil no final do século XX e primeira década do século XXI. Legislação e financiamento da educação.
Programa:
a)  Democracia:
Conceitos;
Dilemas e contradições da democracia;
 Críticas à democracia: liberalismo e marxismo.
b)  Política:
Conceito;
Relações entre democracia, política e poder;
c)  Educação:
O espaço público no cenário brasileiro;
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia:  ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2003.
__________. Da revolução. Brasília: UnB, 1990.
__________. Origens do Totalitarismo – anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Um mundo entre os homens (um confronto entre Hannah Arendt e Paulo Freire). 32. Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2009.
CASTEL, Robert. As metarmofoses da questão social: Uma crônica do salário. Petrópolis – RJ: Vozes, 1998.
TAYLOR, Charles. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

 

Disciplina: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: CONSELHO ESCOLAR
Carga Horária: 64 h/a                                             Créditos: 4
Professor (es):  Prof. Ms. Swamy de Paula Lima Soares 
Objetivos: Compreender o movimento de construção da gestão democrática nas escolas públicas do Brasil. Conceituar gestão democrática e seus mecanismos. Compreender a natureza, organização e funcionamento do Conselho Escolar. Conhecer o processo de implantação dos Conselhos Escolares no Brasil e no Ceará nos anos 90.
Ementa: Gestão e gestão democrática. Mecanismos de gestão democrática com ênfase no Conselho Escolar.
Programa:
a) Gestão e Gestão Democrática:
Conceitos;
Histórico: Brasil e Ceará;
Desafios da Gestão Democrática.
b)Mecanismos de Gestão Democrática: O Conselho Escolar:
 Natureza, organização e funcionamento do Conselho Escolar;
 A experiência dos Conselhos Escolares no Brasil e no Ceará;
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia:  AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, Naura Syria Carapeto & AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs) Gestão da educação. Impasses, perspectivas e compromissos. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BORDIGNON, Genuíno. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Ministério da Educação – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC, SEB, 2004.

 

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E CONSELHO ESCOLAR
Carga Horária: 32 h/a       Créditos:2
Professor (es):  Prof. Dr. José Rogério Santana 
Objetivos: Conhecer e discutir as principais políticas e ações governamentais direcionadas ao Conselho Escolar, com foco na criação e fortalecimento.
Ementa: Políticas Públicas de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ações do Município e Estado no Campo da Formação.
Programa:
a)  Políticas Públicas de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares:
Criação dos Conselhos Escolares;
Legislação;
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
b)  Ações dos Municípios e Estados no campo da formação:
Ações e Cursos na esfera estadual;
Ações e Cursos na esfera municipal;
Metodologia: A metodologia será a tutoria à distância, acompanhando-se os alunos através de atividades de fóruns, chats, etc. E nos momentos presenciais, 20% da carga horária, será utilizada a metodologia da aula expositiva dialogada, com atividades individuais e coletivas.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia:  GRACINDO, Regina V. Conselho Escolar e a Aprendizagem na Escola. Ministério da Educação – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC, SEB, 2004.
NAVARRO, Ignez Pinto. Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Ministério da Educação – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC, SEB, 2004.

 

Disciplina: PESQUISA E PRÁTICA EM CONSELHOS ESCOLARES
Carga Horária: 96 h/a                                           Créditos: 4
Professor (es):  Prof. Ms. Éden Ernesto da Silva Lemos
Objetivos: Discutir o Conselho Escolar como estratégia de gestão democrática. Analisar empiricamente possíveis práticas democráticas em Conselhos Escolares. Construir o objeto de pesquisa que resultará na monografia de final de curso. 
Ementa: Conselho Escolar como espaço de construção democrática. Formas diversas de práticas em Conselhos Escolares.
Programa:
a)  Conselho Escolar como espaço de construção democrática:
Estrutura e Constituição dos Conselhos Escolares;
Funcionamento dos Conselhos Escolares;
Ações dos Conselhos Escolares.
b)  Formas diversas de práticas em Conselhos Escolares:
Construção do objeto de pesquisa;
Elaboração do Projeto;
Metodologia: Nessa disciplina haverá encontros presenciais com o professor com o objetivo de discutir textos sobre os Conselhos Escolares. Haverá também, visitas de campo para que cada aluno construa o seu objeto de estudo que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso. Tais visitas serão acompanhadas pelo professor que irá discutir e acompanhar o trabalho dos alunos.
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Os alunos serão avaliados através de fóruns, portfólios e chats, deixando a critério de cada professor a eleição de suas atividades. Os trabalhos ficarão disponíveis a todos os participantes do curso na plataforma Moodle. Os resultados serão expressos de acordo com a Resolução CEPE Nº 17/2006, artigos 18 e 19.
Bibliografia:  AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Conselho Escolar e o Aproveitamento Significativo do Tempo Pedagógico. Ministério da Educação – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC, SEB, 2004.
WITTMAN, Lauro. Conselho Escolar e o Respeito e a Valorização do Saber e da Cultura do Estudante e da Comunidade. Ministério da Educação – Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC, SEB, 2004.

 

Disciplina: PROJETO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carga Horária: 80 h/a                                           Créditos: 2
Professor (es):  Prof. Ms. Henrique Sérgio Pequeno; Prof. Ms. Francisco Herbert L. Vasconcelos; Prof. Ms. Henrique Barbosa Silva; Prof. Ms. Swamy de Paula Lima Soares; Prof. Dr. José Rogério Santana; Prof. Ms. Éden Ernesto da Silva Lemos; Prof. Dra. Maria José Costa dos Santos.
Objetivos: Acompanhar  as práticas de pesquisa dos alunos. Discutir e orientar o Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser um artigo. 
Ementa: Socialização do trabalho de pesquisa. Discussão sobre o objeto de estudo, recursos metodológicos. Prática de pesquisa e orientação do TCC.
Programa: O programa de estudo ficará a cargo do professor com o aluno. Nele, constarão as dimensões específicas das ações de pesquisa desenvolvidas pelo estudante, bem como as ações de orientação que ficarão a cargo do professor orientador. 
Metodologia: Encontros presenciais para estudo e orientação do TCC. 
Recursos Instrucionais: Computadores, Data-show, material de apoio ao aluno.
Avaliação: Nessa disciplina haverá encontros presenciais entre aluno e professor com o objetivo e orientar as ações de pesquisa, com vista à elaboração do TCC. Caberá ao docente avaliar o rendimento do aluno, atribuindo um conceito final para a disciplina. 
Bibliografia:  * A Bibliografia deste tópico deverá reunir toda bibliografia do curso, e dependendo de cada caso, deverá haver uma orientação específica em termos bibliográficos para realização do TCC.